Trabalhos Acadêmicos - Ki-Arrazo

 Obs.: Esse trabalho fora feito em equipe, porém, a pessoa que fez toda a pesquisa fora a quarta da lista abaixo, a que fez alguns mockups fora a primeira e quem apresentou trabalho para o professor fora a primeira, segunda e quarta.

Lista:

ALAN FERREIRA

FLÁVIO TAVARES

IAN PANTOJA

HELENA PANTOJA

JANA REBOUÇAS

JORGE NASCIMENTO


Briefing

Produto Final: Briefing e um mini-branding book de um produto, além de mockups da marca que pode ser fictícia e anúncios. 


       Inspiração

Há aproximadamente 17 anos atrás, surgiu o – atualmente – mais esperado evento do ano de cultura japonesa/koreana em Belém do Pará chamado Animazom no Taikai. Entre idas e vindas, mesmo com a expansão no mundo geek e a queda – pouca, porém razoável – no preconceito com os consumidores do tema, considerando outras cidades, a procura por artigos japoneses, koreanos ou chineses ainda é mediana, principalmente em grandes eventos como o Animazom e/ou menores, como por exemplo Anime Geek, que ocorrem pelo decorrer do ano, entretanto, ela é existente e com o passar dos anos devido as gerações estarem passando seus hábitos para as próximas, a tendência é aumentar cada vez mais.

Além disso, por ser um produto com uma carga cultural muito grande, o kimono também é um dos intens mais procurado em eventos e até no dia a dia do parense devido a sua beleza e formosura, porém não há locais de venda na  terra do carimbó, por isso um grupo de amigos tomou a iniciativa de criar a marca e a iniciar os trabalhos.


Nome

 O nome criado para a marca fora “KI-ARRAZO” e é formado por duas partes. Uma delas é “KI” sendo a palavra “Kimono” abreviada e “Arrazo” dando a ideia de que ao usar essa peça, nossas clientes irão sempre arrasar.

Faz-se um trocadilho com a letra “s” trocada por “z” e outro com a interpretação “Kimono Arraso”.

 

Tipografia do nome

Sobre a tipografia utilizada no nome, sua fonte é chamada de Broadway. Apesar do nome remetente a um dos lugares onde a maioria das pessoas se inspiram para alcançar seus sonhos, a fonte tipográfica é decorativa e – não se sabe ao certo – é uma fonte que surgiu no período do Arte Decó.

A fonte original era feita apenas para ser mostrada e fora obra de Morris Fuller Benton em 1927, porém em 1954 fora descontinuada, mesmo tendo popularidade. Redescoberta após os anos 60 ela tem sido usada para relembrar e/ou remeter os sentimentos dos anos 20 e 30.

Essa tipografia fora utilizada para dar o ar clássico, antigo a logo, algo tradicional que condiz com a sua ilustração.

 

Segmento

O segmento é vestuário. Para ser mais específico, vestuário oriental, indo de quimonos até os mais variados tipos de roupas vestidas no oriente.


Público Alvo

O público alvo são mulheres – entre 16 a 60 anos – que vivenciam o mundo geek, que gostam da cultura oriental, mais específico de roupas japonesas, chinesas ou coreanas. Não apenas brasileiras, porém descendentes de outras nacionalidades; dos mais variados tipos de tamanho, seja na altura ou largura do traje, pois, todos são feitos por encomenda.

Mulheres que querem sentir o prazer de andar com trajes orientais mesmo em solo amazônico, sem medo do peso e/ou grossura do tecido, pois, todos os produtos são feitos de material leve e arejado.

 

Diferencial

Todos os produtos, em especial o quimono, são feitos de materiais leves e com menos camadas que o original de material diversificado, de modo que se torna mais arejado e mesmo que usados no calor e no dia a dia em terra paraense, sua usuária não teria que sofrer com as várias camadas e peso, como se usasse o original.

Além disso, a empresa adota meios de reciclagem com a sua sobra de tecido e/ou de outras empresas, utilizando os restos de linha para enchimento de almofadas, de tecidos para produção de outras peças e papel reciclado.

25% do estoque de tecido é pintado à mão pelos donos e 35% são bordados a mão pelos mesmos.

10% do seu estoque de tecido é estampado por alunos de design gráfico da faculdade Estácio em seu 3° semestre como parte de seu projeto integrador e ao ter o seu comprado, o aluno que fez o design entrega a peça pronta ao cliente recebendo um brinde da loja.

20% deles bordados e pintados à mão em oficinas nas comunidades executadas duas vezes ao ano com a mesma bonificação e entrega dos alunos de design gráfico.

 

Conceito

A marca visa explorar o antigo – trabalhando com inicialmente os quimonos que datam serem descobertos no século XVI nas grandes navegações – no novo.

KI-ARRAZO procura focar na natureza, passar toda sua tranquilidade, harmonia e necessidade de proteção pelas suas roupas, valorizando sempre as flores, o trabalho em conjunto e a ideia de novos pensantes.

Há também a necessidade em transpassar o ar de ser uma empresa responsável com a sua comunidade que utiliza de meios recicláveis para preservar o meio ambiente, participando de ações em comunidades carentes e ONGs.

 

Paleta de Cor


Como padrão, devido a sua vibração e suavidade, além de ser envolvente e encorajar a atitudes espontâneas fora a com do ano de 2019 PANTONE Living Coral 16-1546, convertida para RGB – quando usada no meio digital – e CMYK – para os impressos – suas cores análogas fornecidas pela plataforma Illustrator em suas referentes escalas monocromática.












        Logo

Mock Up e Social Mídia





Anúncio


O anúncio fora feito com a intenção de transparecer o conforto e simplicidade que há nos usuários quando utilizam o produto.

A tipografia da marca muda ao fazer anúncios, nesse caso, o anúncio trouxe a essência oriental com um toque de estilo. A fonte utilizada fora SkarpaLT – para a marca – Kozuka Gothic Pro – para a inscrição de “roupa” em outro idioma – e Kozuka Gothci Pr6N para a chamada do público.


Encarte

 




Mini Branding Book











Bibliografia

BELINI, Augusto: O que é um Brand book? c2017. Disponível em: <http://studiodesign.com.br/2017/05/12/brand-book/> Acesso em: 16/11/2019.

GRÁFICO: Como passar a cor Pantone para CMYK e RGB? C2019. Disponível em: <https://www.printi.com.br/blog/como-passar-a-cor-pantone-para-cmyk-e-rgb> Acesso em: 16/11/2019.

MORAIS, Jaider: 50 manuais de identidade visual para se inspirar. C2017. Disponível em: <https://designcomcafe.com.br/manuais-de-identidade-visual-para-se-inspirar/> Acesso em: 16/11/2019.


Produto Final Apresentado em Novembro de 2019.

Para esses e mais acesse:

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